sábado, 12 de junho de 2010

Alimentação Integral, faça voce mesmo!

Nestes dias, estou lendo um livro que se chama "Anticancer", de David Servan - Schreiber, e realmente e um livro de inspiração, alem de ser um livro de consulta em termos de investigação científica sobre esse tema. Ele lutou com a doença por muito tempo e inventou uma nova maneira de viver, recomendo muito essa leitura, mais a questão e que quero compartir uma parte que me chamou muito a atenção e faz sentido , ele diz o seguinte:


"Nossos genes se constituíram há muitas centenas de milhares de anos, na época em que éramos caçadores e colhedores. Eles se adaptaram ao meio ambiente de nossos ancestrais, e especialmente às suas fontes de alimentos. Só que nossos genes evoluíram muito pouco e, hoje como ontem, nossa fisiologia espera uma alimentação semelhante a que tínhamos quando comíamos produtos de caça e da colheita: muitos legumes e frutas, de tempos em tempos algumas carnes ou ovo de animais selvagens, um equilíbrio perfeito entre ácidos graxos essenciais (ómega 6 e ómega 3) e muito pouco açúcar ou farinha ( a única fonte de açúcar refinado para nossos ancestrais era o mel, sendo que eles não consumiam cereais). "


Ou seja, em resumo, aquela alimentação que temos com muitos açúcares refinados, farinhas brancas (pão branco, massas brancas, arroz branco), e óleos vegetais, onde todos estes alimentos não contem ou contem muito pouco proteínas, minerais e vitaminas, não e a correta para nosso organismo, desde esse ponto de vista. Então o que poderemos comer???? porque o que mais tem no mercado e isso.



Pois a resposta e muito simples, comer INTEGRAL. Sim, ou seja, comer arroz integral, farinha integral de trigo e outros grãos, frutas e vegetais, açúcar mascavo, mel, sal marinho, grãos inteiros e germinados, leguminosas, frutas secas, nozes e ali vai a lista. Mais eu não falou de comprar um pacote de bolacha integral e pronto, solucionei o assunto, porque no final dá na mesma, não vou entrar em detalhe porque é um tema muito longo, mais e a mesma coisa..terá mais fibra, mais tem também açúcar refinado, farinha refinada, e claro, os nossos queridisimos aditivos químicos. Então de novo se pergunta, e agora??? pois agora, tem também outra solução muito simples: FAÇA VOCÊ MESMO. Que delicia e fazer umas bolachinhas com os ingredientes seleccionados por mim mesmo, de acordo ao que eu preciso e minha família precisa...fazer um bolinho especial para o lanchinho, um sandwich com bastantes folhas, ricota ou queijo minas, e faça voar a imaginação. Alem de ser um alimento fresco, feito com carinho, também e um alimento nutritivo que irá alimentar de verdade.

Em fim, eu voto pela alimentação equilibrada e integral, nada de light, nem de diet, zero, e tanta loucura por ali...vamos comer de tudo um pouco, sempre na medida que seja saudável e permitido para nossa saúde, como nos ensinaram nossos ancestrais. Tem tanta coisa boa que podemos comer de maneira integral, que depois de algumas semanas não vão querer saber mais dos refinados. Seu corpo agradece.

Um grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário