domingo, 6 de junho de 2010

Ayurveda, a Ciencia da Vida

O Ayurveda, realmente mudou a minha percepção da vida. Esta palavra que parece tão complicada de entender, e nada mais que o significado no idioma Sânscrito de "Ciência da Vida", uma medicina tradicional que tem mais de 3 000 anos no ar, e que é muito utilizada na India e alguns paises asiáticos.

O Ayurveda vê o ser humano como um todo. Quando um medico ou terapeuta ayurvedico vê uma pessoa com algum "desequilíbrio", ele pergunta: como se chama?, idade?, que doenças tem seus pais?, qual e sua dieta actualmente?, o que está sentindo neste momento? OPA, mais é ali que quero me aprofundar, nessa pergunta especificamente...porque não é somente o que está sentindo fisicamente, senão também emocionalmente, espiritualmente, socialmente... e isso é o incrível desta Ciência, que não vê a doença, senão o doente, não se encaixa a dar um medicamento para curar a doença, senão para equilibrar o SER, não sei se me explico.

Nesse ponto vou dar outra parada, porque quando a gente fala de equilibrar o ser, e um pouco complicado, como e que vou equilibrar alguém, pois é ali que o Ayurveda entra em acção, fazendo um análise geral dos elementos em que está composta a pessoa, os elementos que estão em excesso e os elementos que estão em falta, assim como todos as desarmonias que os factores hereditários ou as situações externas possam agir dentro nele.

Assim, para equilibrar as desarmonias de uma pessoa tem técnicas variadas, como oleação, fito terapia, terapias do suor, terapias com pastas, meditação, Yoga, terapias do som (mantras), cristais, entre outras, mais um assunto muito importante e a Alimentação.

E é por meio de uma alimentação INDIVIDUAL, de acordo as necessidades de cada pessoa que ela pode se equilibrar mais facilmente, em conjunto com as outras terapias.

Isto que é a grandeza do Ayurveda, onde nos lembra que cada ser é ÚNICO, é ESPECIAL e com certo conhecimento, sabiduria, carinho, e porque não, inspiração .... o Medico ou Terapeuta pode orientar você , mesmo a traves das terapias, a uma grandiosa viagem de auto conhecimento do seu profundo SER.

Namastê e uma ótima semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário