terça-feira, 7 de setembro de 2010

Onde vamos parar?

Depois de mais de um mês, voltou a compartir algumas experiências e pensamentos que vem na minha mente como presentes do criador.

Estava lendo no site do Instituto Akatu, site relacionado com o consumo consciente, a seguinte frase: "Neste momento nós estamos consumindo aproximadamente trinta porcento a mais do que o mundo pode renovar, seja em ar limpo água potável, terra agricultável e absorção de resíduos, isto quer dizer que nós estamos tirando do cheque especial do planeta. Um cheque especial que tem uma taxa elevada,porque o que se tira, não volta" (Fonte World Watch Institute, USA)

E depois de ler isto, realmente fiquei chocada. Cai na real, foi como se nesse momento um raio caise na minha casa, e percebi, o que está acontecendo, e o que estou fazendo para ajudar a piorar essa situação ou pior ainda, o que não estou fazendo para melhorar a situação.

Estava justamente tomando um inofensivo suquinho de caixinha (embalagem tetra pack), quando parei, e pensei para mim mesma, o que é isto? o que estou fazendo, ao jogar no lixo esta caixinha onde vai parar..quanto foi necessário de papel, alumínio, plástico para poder fabricar esta caixinha, realmente estão usando material reciclável? e a tinta..usada na impressão da caixa, de onde vem?, quantas substancias químicas tiveram que criar para pintar uma fruta saborosa, com óptima aparência de frescura e qualidade na caixinha? e nos dar a aparência que é um suco fresco, e não uma polpa congelada, misturada com aromas idênticos ao natural (e a mesma coisa que aroma artificial, não se deixem enganar), ácidos, corantes e estabilizantes.....muitas perguntas e nenhuma resposta...

Realmente, a situação não da para mais.

E necessário fazer alguma coisa...JÁ

E uma realidade presente em todo aspecto: produtos de limpeza,de asseio pessoal,roupa, sapatos,eletrodomesticos, em fim, a lista não termina, mais como sempre tem que começar por algum lugar, vamos na parte de alimentação nas vezes que sente fome e está na rua ou trabalho, onde o ideal seria não comprar mais produtos industrializados:

- Fazer sucos de fruta e levar consigo numa garrafinha (obviamente não jogar fora a garrafa, senão lavar e usar mais vezes)Também levar consigo agua e outras bebidas.
- Fazer ou Comprar bolachas em pacotes grandes, e viajar com uma sacolinha reutilizável com algumas bolachas
- Levar frutas secas, frutas frescas e nozes no bolso, para matar a fome, também é uma boa opção para não ter que comprar tantas coisas que só vão contaminar mais o seu corpo e o ambiente

O mais importante e usar a imaginação para preparar o que quiser em casa, e levar consigo... e assim, não judiar mais da nossa querida mãe, nossa casa, nossa terra.





Nenhum comentário:

Postar um comentário