sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Alimentos brasileiros ou estrangeiros?

Diz um texto da Medicina tradicional Indiana Ayurveda, que as pessoas devem se alimentar dos alimentos que a sua terra dá. Ou seja, dos alimentos que crescem no pais onde a pessoa mora, porque só eles poderiam contribuir com a nutrição adequada para o lugar e o clima específico nesse momento e evitar as doenças que vem nas mudanças de estação.

Acredito muito nessa afirmação, mais nestes dias, onde a globalização de produtos encheu as prateleiras dos mercados de produtos que vem de fora, já quase não sabemos diferenciar o que é da nossa "casa" com o as que vem de fora, e na maioria das vezes damos mais valor a esses alimentos de fora e que realmente não precisamos, como é o caso de queijos importados da Italia, que são feitos para climas frios e lugares com altitude de 1000, 1500 msnm ou mais, e tem muita gente que os consome em pleno verão na praia. Sem lógica!

Não quero me estender no assunto, e vamos para a pratica..a seguir, vou citar alguns alimentos que são brasileiros e que muitos de nós nem conhecemos, já seja porque não dá lucro aos supermercados, ou porque simplesmente não interessa á Industria.

Tomei parte de esta informação de uma cartilha muito bem elaborada do Ministério da Saúde, em parceria com a Unesco.

http://saude.teresina.pi.gov.br/licitacoes/064-06/alimentos_regionais.pdf

Região Sudeste:
Frutas como banana, abacate,amora do mato, brejauva, buriti, Goiaba (agora é boa época para consumir porque a colheita e de novembro a fevereiro), jabuticaba, jaca, jambolão, jabolá, pitanga, sapucaia, pequi.



Estas frutas são algumas das variedades mais comuns da região paulistana, e quantas destas delicias a gente conhece e consome regularmente ?

Deixo a resposta a seu critério.
Namaste!

Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir