quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Uma viagem gastronómica na tradição Italiana

Na verdade, como já tinha dito, foi toda uma surpresa saber que ia acontecer a feira do "Salone del gusto": http://www.salonedelgusto.com/pagine/eng/info.lass justo no ultimo dia que ia estar perto da cidade de Torino...realmente nada acontece por acaso.

Neste espaço eu queria compartir algumas fotos e algumas experiências incríveis dessa reunião tão acolhedora de todas as regiões da Itália, incluindo outros países como nosso querido Brasil.

Queria agradecer a Deus por ter me dado essa maravilhosa oportunidade...e começar dizendo que a Itália é um pais que realmente tem uma tradição culinária milenar....a produção agrícola, vitivinícola e agropecuaria nacional é muito grande..e também é muito regional...eu já vi produtos que eram somente de uma família..tem queijos que só existem numa região específica e em nenhum outro lado do mundo, fiquei impressionada com o azeite de oliva como tem um tipo específico para cada cidade, de acordo com as oliveiras da região, quanto aos vinhos ocorre a mesma coisa..os pães...é uma loucura...

Agora sim, começando de forma ordenada, quero compartir alguns links e empresas que mais me chamaram a atenção:



* Pão de MATERA : E um pão fabricado exclusivamente na cidade de Matera, onde se tem conhecimento deste produto desde os anos de 1600. O sabor, a forma (que lembra a paisagem da cidade) e as caraterísticas sensoriais fazem deste pão único... e algo sagrado para eles sentarem a mesa e compartir o pãozinho quente. http://www.consorziopanedimatera.com/

* O vinho de Valle d´Aosta DOC (Denominação de Origem Controlada), uma delicia realmente, e é de ressaltar que os vinhedos desta pequena cidade estão a 1200 m.s.n.m.
* O pesto da região de Liguria, onde o ingrediente principal é o manjericão, a especialidade da cidade, com seu aroma e sabor inconfundível.
* Os queijos da Lombardia..destacando o queijo provolone de Valpadana DOP(Denominação de Origem Protegida).


* O queijo parmesão e os tortellinis de Emilia Romagna.
* Os vinhos da Toscana, destacando que 41 deles tem Denominação de origem, 5 são DOCG e 36 DOC.
* A mozzarela de bufalo de Lazio
* O azeite de oliva de Puglia..eu fiquei com dor de consciência de tanto azeite de oliva que degustei na minha vida..e o melhor de tudo é que cada um tinha um sabor diferente..é incrível a diversidade em lugares tão pequenos..e um micronuniverso de azeites.
* Em toda a região as pastas, doces, peixes, vegetais e frutas, avelãs, entre muitos.. tem um controle rigoroso de qualidade tanto no produto final como na produção, tornando alimentos seguros, saborosos e queridos pelo mundo inteiro.







Estou muito contente de compartir esta informação da Italia que tem muito a nos ensinar...e assim como eles o fazem.... vamos consumir e dar a importância que deve ao que é nosso também...

Namastê

2 comentários:

  1. Sílvia, eu tenho uma insônia, que eu diria, me acompanha há milhares de noites, sofro muito com isso. Como poderia acabar com a insônia sem fazer uso de remédios alopáticos? Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Olá Fátima, sabe que a insônia pode ter muitos fatores...tem que ver se vc asiste TV antes de dormir, ou vc e uma pessoa ansiosa ou tem a mente muito agitada, ou está na internet antes de dormir, ou falando por telefone..achou que primero tem que avaliar o que é o que te está dando o problema...logo de ver porque vc não consegue dormir..depois de identificar o problema vc começa com "ajudas" para dormir, até que teu corpo volte ao seu ciclo natural. Algumas dicas que podem ajudar e fazer massagem na sola dos pes com oleo morno de gergelim ou amendoas antes de dormir..fazer meditação u oração que acalme tua mente..tomar banho morno...tomar leite quente com uma pitada de noz moscada e azúcar mascavo...e não comer depois das 10 da noite. Espero que tenha te ajudado, mais como te falei...primero tem que ver o que está acontecendo(a causa que pode ser mental, física ou espiritual) e depois começa o tratamento com alguma erva ou terapia especifica. Um abraço..Silvia

    ResponderExcluir