domingo, 15 de maio de 2011

Como estou me alimentando?

Faz um tempinho que não actualizo o blog, peço desculpas e mais uma vez, tenho a esperança de fazer post mais curtos, porem, mais frequentes. Agradeço a visita de quem está interessado numa alimentação melhor e numa forma diferente de ver as atitudes que normalmente temos com respeito a comida.




Falando ao celular, escutando as noticias da televisão, olhando as crianças se estão comendo direito e ainda tomando um café e comendo um pãozinho com manteiga....será que essa pessoa consegue engolir ou ter consciência do que ela está comendo?






Muitas vezes estamos na correria morrendo de fome e colocamos qualquer coisa na boca em qualquer lugar, na rua, no parque, no metrô, etc......mais isso e correto? isso está bem?


Gostaria de com partilhar o que nos dizem os antigos rishis (sábios da India) do Ayurveda, ao respeito de como devemos preparar os alimentos e consumir eles. Como é de supor, muitas famílias não fazem mais isso, mais foi uma costume muito antiga e que até os dias de hoje, muitas poucas pessoas ou famílias, ainda fazem.

PREPARAÇÃO DO ALIMENTO: Deve ser feito com alegria e amor na atmosfera, na preparação não tocar ou cheirar a comida, porque senão vamos diluir a essência que nela contem e que é especial para nossa vitalidade e saúde depois de alimentarmos.



ANTES DE COMER: Oferecer o alimento a Deus, que foi o responsável pela criação dele. Depois oferecer o alimento a uma Vaca, porque ela dá leite e manteiga para nutrir o corpo, se ela é feliz com teu alimento, ela vai benzer você e dará mais leite com alegria. Logo em seguida oferecer o alimento a um cachorro, por ser obediente e fiel a você. Depois oferecer alimento aos pássaros, porque eles dão alegria e musica e ajudam de muitas formas a natureza e se eles estão contentes eles farão um melhor trabalho, com mais amor e alegria. Também oferecer uma alimento a um mendigo, vizinho ou Sadu( homens santos que vivem sem dinheiro e somente peregrinando na Índia), se você da alimento para eles, eles vão benzer tua casa e tua vida e assim a felicidade estará sempre com você.



E por ultimo, antes de comer, rezar de forma meditativa e oferecer o alimento a parentes e amigos, inclusive aqueles que já tenham partido deste mundo.






Sei que na sociedade de hoje, fazer isto e praticamente impossível, mais podemos começar pelo menos agradecendo por 1 minuto, o alimento que está na nossa frente, já seja as pessoas que prepararam, o as pessoas que o venderam, o simplesmente a terra que foi quem o criou...e assim, passaremos a ter mais Consciência na nossa alimentação, e com certeza o corpo e o espíritu ficaram mais felizes e livres de tanta doença digestiva que muitas vezes aparece pela forma errada de nos alimentar.


Que o amor, a paz e a consciência sempre acompanhem vocês na hora de sua alimentação.


Namaste!

Nenhum comentário:

Postar um comentário