domingo, 23 de setembro de 2012

Manteiga ou Margarina? Qual é a melhor?

Bom dia!

Já faz algum tempo quero escrever falando das manteigas e das margarinas, porque muita gente me pergunta qual e a diferença é qual e melhor... e na verdade a maioria das pessoas acha que a margarina é melhor porque não contem colesterol, mais isso é mais um mito que a nossa querida industria de alimentos nos introduz no profundo da nossa mente e corpo.

Agora mesmo tenho nas minhas mãos uma Margarina..onde tem uma foto de uma mãe com a filha, as duas se abraçando na mais completa "felicidade"... me falem...o que tem a ver uma foto com a mãe e a filha em um momento sagrado de amor na capa de uma Margarina? ???????
Esse tipo de coisas nunca entendi... e nunca entenderei ... mais estamos aqui não para criticar e nem julgar a propaganda das margarinas, mais sim para explicar com detalhes o que tem lá dentro...então vamos lá ...

Vou começar explicando o que é uma Margarina:

E uma mistura de óleos vegetais, que passaram por um processo de hidrogenação (processo químico que faz que a consistencia do óleo líquido passe para gordura sólida, pastosa e cremosa e naturalmente este processo cria as famosas e tenebrosas gorduras TRANS) para ficar com a textura parecida com a Manteiga e poder esparzir no pão, bolacha, etc.


Nesta mistura de óleos, é claro, e adicionado alguns aditivos para que possa manter esta textura por tanto tempo (geralmente a manteiga tem data de vencimento após 6 meses de fabricado)...alem de incrementar ou adicionar sabor, cor,  aroma que tanto agradam ao paladar brasileiro.
A maioria das Margarinas tem os seguintes ingredientes:

- Óleos vegetais líquidos e interestificados : passaram por processo de hidrogenação. E muito IMPORTANTE saber que tipo de óleos usam...porque agora tem os óleos de Milho e soja transgênicos que eles não falam se colocam ou não.
- Agua
- Soro de leite em pó reconstituído: significa que a empresa compra em pó e depois reconstitui com agua ou outros líquidos
- Leite em pó desnatado reconstituído
- Vitamina A
- Estabilizantes: Mono e digliceridos de ácidos graxos e lecitina de soja : para manter a textura e fazer a margarina Cremosa
- Conservadores: Sorbato de potássio e benzoato de sódio :para que se proteja dos fungos e bactérias.
- Acidulante: Acido cítrico : para sabor e proteção contra fungos e bactérias.
- Anti oxidantes: TBHQ, BHT, EDTA :para que não fique ranço,  porque tem que durar 6 meses!!!
- Aroma idêntico ao natural: importante é que este aroma e ARTIFICIAL, de natural não tem nada, só que o "sabor" é IDÊNTICO AO NATURAL
-Corantes: urucum, curcuma e beta Caroteno sintético idéntico ao natural

Alguma vez imaginaram que a Margarina tinha tanto ingrediente e aditivos???
Pois é ... e tudo isto, o único que vai fazer e criar um "alimento" muito difícil de digerir. As pessoas acham que Margarina e leve e light...mais não e verdade! A Margarina e um produto difícil de digerir...porque a industria trabalha com maquinas super poderosas que fazem que todas as moléculas de óleo e agua com adição de vários químicos estejam completamente unidas e difícil de se separar, para que possam durar 6 meses ou mais nas prateleiras do super mercado com a mesma consistencia como se tivesse saido da fábrica...então, imaginem, chega um produto assim no seu corpo...e vai ser um bom trabalho para seu estomago, fígado e intestinos conseguir digerir isso. Façam um teste, ponham uma gota de margarina em agua quente e uma gota de manteiga em agua quente...e vejam se a margarina se dissolve igual que a manteiga. A margarina se torna um produto grudento, que nem consegue sair do pote onde se faz o teste e precisa de muita agua quente e sabão para tirar....

Margarina Ligh, ou seja com 35%, 45% e 55% de lípidos (gorduras) ......e pior que a margarina normal, porque a Industria coloca mais agua e claro, mais químicos,  para que a agua e o óleo não se separem..e o processo é mais forte ainda...e a digestão mais pesada ainda.... e até pode incrementar mais o colesterol e trigliceridos!

Então...pensem bem antes de comprar ou consumir Margarina...eu sei que é difícil deixar..porque se torna um hábito...mais tem muita alternativa alem disso, que vou apresentar no final desta postagem.

Agora vamos com a MANTEIGA:


A Manteiga é um produto derivado do creme do leite Integral. Este creme e batido até conseguir dois sub produtos: a Manteiga e o Soro de leite....o Soro de leite e retirado e somente se fica com a manteiga.
Este produto é muito mais fácil de digerir, não tem ingredientes ou aditivos artificiais alem do sal e contem colesterol. Mais dependendo da quantidade que se consuma...não tem problema nenhum...lembrando que nosso corpo também precisa de gordura...sempre na medida certa e claro...para pessoas que tem problemas de colesterol elevado, diabetes, hipertensão e arterioesclerose e melhor não consumir Manteiga.

IMPORTANTE: E melhor comprar manteiga de empresas de alimentos boas e se é melhor orgânicas, ... porque tem muita manteiga de leite de vaca que alimentam com muito químico e hormônios e tudo isso vai parar no creme de leite e depois no seu corpo.

Então....
Depois de estas explicações...gostaria de fazer a seguinte conclusão:

MARGARINA: E melhor eliminar da sua mente que isso é "alimento" e sim "Veneno"

MANTEIGA: pode consumir com moderação, sem sal e sempre e quando não sofra das doenças que não pode consumir colesterol ou laticínios.

E depois de ver, que já não da para consumir Margarina, e a manteiga em alguns casos...vou dar outras alternativas que poderiam experimentar e quem sabe..adicionar no seu dia a dia com um toque seu de sabor e alegria:

- Ghee: manteiga clarificada. E melhor que usar manteiga porque se elimina todas as impurezas da manteiga e fica um  óleo de manteiga. E muito gostoso, pode guardar sem refrigerar se tiver cuidado de não contaminar e pode durar por anos se estiver fechado e lacrado. Pode encontrar nos restaurantes vegetarianos, nos empórios naturais, nas lojas do Mundo Verde ou pode fazer por si mesmo. Aqui nesta pagina da uma explicação boa das propriedades e de como fazer :
http://www.paulasoveral.net/receitas/ghee.html

- Óleo vegetal de sésamo, oliva, girassol, canola: São óleos que pode usar no pão diretamente e fica muito gostoso...também pode colocar na frigideira um pouco de óleo, e depois coloca o pão e fica uma delicia, torradinho e queinem fresquinho...



- Receitas de cremes vegetais de nozes, amêndoas, castanhas: Colocar de molho de um dia para outro (pode ser 20 unidades para meio copo de agua) ...no dia seguinte bater no liquidificador e adiciona sal e algumas especiarias como orégano, manjericão, manjerona,sal e pimenta do reino. Se quiser que fique mais cremoso...pode colocar esta mistura (depois de passar no liquidificador), numa panela, adicionar amido de milho ou outro tipo de amido e esquentar....vai ficar cremoso e mais consistente..e pode usar e guardar no refrigerador por 1 semana....

- Receita de creme de abacate: O abacate é muito gostoso salgado...para quem quer ousar...pode fazer 1/2 abacate batido no liquidificador com azeite de oliva, sal e meio limão. Pode passar este creme no pão, bolachas, usar como creme de salada ou acompanhamento nas comidas.... na verdade em quase toda latinoamerica, o abacate é usado salgado...só aqui no Brasil, estamos acostumados a usa-lo doce.

- Creme de azeitonas: Misturar no liquidificador azeitonas, com azeite de oliva, orégano, manjericão, pode colocar nozes também se quiser e tudo isso formará uma pasta que pode usar para passar no pão também.

Como vem tem muita opção e se usar sua criatividade terá ainda mais.
Que tenha um ótimo dia!

Namaste!












 

2 comentários:

  1. Óleos vegetais também são venenos! O Canola é o mais perigoso! Pesquise. O único óleo que devemos consumir é o de coco. Você pode até fritar com ele! Pesquise!

    ResponderExcluir
  2. Há! Azeite de oliva tem que ser: embalado em vidro escuro para impedir que haja oxidação através da luz, extra virgem, prensado a frio e teor de acidez abaixo de 0,8. Consumir preferencialmente cru em saladas( duas colheres de sopa ao dia).

    ResponderExcluir